Reduzir as filas nas farmácias dos postos de saúde e aumentar a adesão dos pacientes ao tratamento. Esse é o objetivo da iniciativa proposta pelo candidato do PSD à prefeitura de Goiânia, Francisco Junior. O candidato defende a implementação do programa Remédio em Casa, que vai garantir a entrega domiciliar de medicamentos para portadores de doenças crônicas que fazem acompanhamento nas unidades municipais de saúde.
Segundo Francisco Junior, a medida vai impedir que “o paciente encontre filas e promessas, quando deveria receber os remédios de que precisa. A saúde em Goiânia precisa de uma revisão na prestação dos serviços, de um atendimento humanizado e eficiente e de ações de gestão”, disse o candidato. O programa será implementado por meio de parceria com os Correios que vão receber os medicamentos de uma Central de Distribuição da prefeitura.
Para receber os remédios em casa o paciente vai precisar da indicação de um médico da rede municipal de saúde, que irá permitir o cadastro no programa. Os medicamentos de uso contínuo, como nos casos de hipertensão e diabetes, serão entregues em quantidade suficiente para 90 dias e o cadastro dos pacientes será renovado anualmente. A Central de Distribuição vai programar a compra dos fármacos de acordo com a demanda para garantir que não falte medicamentos.