Notícias

Lei estabelece medidas para consumo consciente e sustentável

Estimular o consumo e a produção sustentável agora é lei em Goiás. Proposta instituída pelo deputado estadual Francisco Júnior (PSD), a Lei nº 19.413, de 22 de julho, estabelece, por exemplo, a certificação de empresas que cumpram suas medidas. “Hoje nós estamos diante de uma situação em que o aumento da produção, juntamente com o crescimento da população, tem gerado um desperdício muito grande. O objetivo da lei que apresentei é promover o engajamento da sociedade na recuperação, na defesa, e na melhoria do meio ambiente”, afirma o deputado.

Entre as medidas da lei estão incentivos para a população na reutilização e da reciclagem de produtos e embalagens, em um processo que envolverá principalmente a educação. “É necessário preparar o cidadão para que assuma atitudes mais conscientes na hora de consumir. Que ele seja mais consciente nos critérios de escolha do produto, sabendo o grau de impacto que vai gerar ao meio ambiente e sua saúde, mostrando assim o seu importante papel de agente no controle da degradação ambiental”, lembra Francisco Júnior.

A redução no acúmulo de resíduos sólidos é outro objetivo da lei, já que atualmente mais de 140 municípios em Goiás ainda contam com lixão a céu aberto, que além de gerar a degradação do solo, prejudica a saúde do homem. “Vale lembrar que as indústrias têm um papel muito importante nesse processo de conscientização, como divulgar nos rótulos dos produtos, os ciclos de vida. Isso facilita bastante no retorno pós-consumo de embalagens, pilhas, lâmpadas e outros produtos considerados perigosos ou de difícil decomposição”, explica o deputado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s