Em entrevista ao jornal da Rádio Sucesso FM nesta quinta-feira (06), Francisco Júnior, candidato do PSD no primeiro turno das eleições para a prefeitura da capital, foi questionado por uma ouvinte sobre sua contribuição no legislativo estadual para melhoria da saúde e da segurança pública na cidade. “Como deputado com base eleitoral em Goiânia, a minha votação maior é aqui, eu tenho legitimidade para fazer esse trabalho. De forma específica na saúde e na segurança eu tenho dois projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa para garantir um atendimento mais rápido na saúde e prevenir ações criminosas nas ruas”, disse o deputado.
O parlamentar apresentou em junho deste ano uma proposta que reduz para 30 minutos o tempo máximo de atendimentos de urgência e emergência no estado. Segundo Francisco Júnior, a medida “vai diminuir o número de mortes que poderiam ser evitadas, priorizar o atendimento de acordo com critérios clínicos e determina que devem haver todas as condições para a realização do atendimento. Há uma série de outros direitos que podem esperar, mas o atendimento de urgência e emergência, a vida, tem que ser prioridade”, afirmou.
O projeto de lei prevê ainda que os pacientes sejam classificados de acordo com o risco. “As unidades de saúde vão classificar os pacientes conforme o Protocolo de Manchester, que é um instrumento utilizado para organizar o fluxo de pessoas fazendo a triagem dos pacientes com base na classificação de risco. Isso coloca as pessoas em ordem de prioridade para o atendimento”, explicou o deputado.
Francisco Júnior tem colaborado também no combate à criminalidade. O parlamentar propôs a criação de uma rede de compartilhamento de imagens de câmeras de segurança. “O videomonitoramento é uma ferramenta muito importante para a segurança da cidade. A minha proposta é criar um sistema que forneça imagens de câmeras de vigilância de forma automática e corriqueira para a Secretaria de Segurança Pública e para as centrais de polícia, inibindo a ação dos bandidos” disse o deputado.