Notícias

Mulheres vítimas de violência poderão pedir ajuda com “botão do pânico”

Em virtude da violência diária a que muitas mulheres são submetidas o deputado estadual Francisco Júnior (PSD) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Goiás que prevê a distribuição de um dispositivo de segurança como medida de proteção e de maior segurança para as vítimas de violência doméstica. “A distribuição do chamado botão do pânico é uma medida que busca reduzir os altos índices de violência doméstica contra a mulher, que só esse ano já somam mais de 10 mil casos, e também para auxiliar nas eventuais ocorrências, dando mais agilidade e eficiência na intervenção da polícia”, afirma o deputado.

A mulher amparada por medidas protetivas ao receber o dispositivo de segurança eletrônico, que funcionará com GPS para facilitar sua localização, será orientada a acioná-lo sempre que se sentir ameaçada pelo agressor, que quase sempre é um familiar. “A vítima, assim que se sentir em risco, vai poder acionar o botão, disparar um alarme numa unidade policial próxima, que tenha a Patrulha Maria da Penha, fazendo com que dessa forma a viatura seja deslocada para atender a ocorrência”, explica Francisco Júnior.

Dados da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), apontam que de janeiro até setembro deste ano, foram registradas mais de 10.300 queixas de violência doméstica contra a mulher. “É importante ressaltar que a distribuição do botão do pânico tem como principal objetivo reduzir a vulnerabilidade e a insegurança das vítimas, com o apoio da Justiça e da Polícia Militar, que auxiliarão tanto na segurança contra os agressores, quanto nos direitos da mulher vitimada”, diz o parlamentar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s