Notícias

Programa quer levar bibliotecas às comunidades

Em meio à falta de recursos, de investimentos e até ao abandono que tem ocorrido em algumas bibliotecas, o deputado estadual Francisco Júnior (PSD) ressaltou a importância do Programa Estadual de Bibliotecas Comunitárias, projeto de lei de sua autoria que busca possibilitar o acesso à leitura e à cultura. “As Bibliotecas Comunitárias serão ambientes para compartilhamento de informação, com acervo bibliográfico multidisciplinar, livros, jornais, revistas e periódicos. Além do acervo, será um local para valorizar a própria comunidade e contribuir para a redução das desigualdades sociais”, afirma o parlamentar.

O projeto de lei, que está em tramitação na Assembleia Legislativa, prevê que o programa atenderá preferencialmente as cidades do interior onde não existam bibliotecas ou comunidades que tenham dificuldade de acesso. Se aprovado o programa, que ficará a cargo da Secretaria de Estado de Educação, serão celebrados convênios com as prefeituras, universidades, entidades e a iniciativa privada para garantir sua execução. “O programa terá como uma de suas metas estas ações conjuntas com a visão de promover uma política comprometida com a educação e a cultura”, ressalta o deputado.

A Biblioteca Municipal Marietta Teles Machado, que recentemente passou por uma revitalização voluntária feita por estudantes, é um exemplo claro desta necessidade e da importância destes ambientes destinados ao conhecimento. “É importante ressaltar que essas Bibliotecas Comunitárias poderão contar com a ação de voluntários, por meio das doações de livros, revistas, materiais e equipamentos para sua implantação e desenvolvimento. E os participantes que contribuírem para o desenvolvimento do projeto receberão um título de responsabilidade social destacando o seu papel de apoiador”, diz Francisco Júnior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s