Notícias

Teste que previne doença cardíaca em recém-nascidos deverá ser obrigatório

Deve ser aprovado nas próximas semanas pela Assembleia Legislativa de Goiás projeto de lei do deputado estadual Francisco Júnior (PSD) que determina a realização do exame de oximetria de pulso, conhecido como “teste do coraçãozinho”, em todos os recém-nascidos nas maternidades e hospitais do Estado. “É um exame indolor feito antes do recém-nascido ter alta hospitalar que detecta a chamada cardiopatia congênita. A realização do exame e o diagnóstico precoce da doença minimiza os riscos à saúde dos recém-nascido, além de reduzir gastos posteriores muito maiores”, explica o parlamentar.

Segundo o projeto de lei o exame obrigatório será realizado ainda no berçário, após as primeiras 24 horas de vida da criança. “Medidas preventivas, curativas ou de detecção de doenças como essa estão garantidas pela legislação que rege o Sistema Único de Saúde. Com isto a intenção é garantir a toda criança o direito à avaliação pré e pós-natal de sua saúde, com o devido acompanhamento clínico, realizado por especialistas”, afirma o parlamentar.

Estudo realizado com 20 mil bebês que passaram pelo exame na Inglaterra aponta que quando a cardiopatia congênita é detectada somente após a alta hospitalar o índice de mortes aumenta significativamente. “É comum o recém-nascido precisar retornar ao hospital, muitas vezes com algum problema grave, após alguns dias. Isso poderia ser evitado com o exame, que detecta e investiga antes da alta pós-parto, dando maior segurança aos pais e a certeza de boa saúde ao filho”, ressalta Francisco Júnior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s