Notícias

Francisco Jr propõe política para conscientização sobre hidrocefalia

De autoria do deputado Francisco Jr (PSD), começou a tramitar na Casa o projeto nº 960/17, que institui a Política Estadual de Conscientização, Orientação e Estímulo à Pesquisa sobre a Hidrocefalia. O objetivo é criar um conjunto de ações destinadas a aprimorar o atendimento a pessoas diagnosticadas com hidrocefalia e difundir informações sobre a doença para esclarecimentos sobre o seu tratamento.

“A hidrocefalia é diagnosticada através do acúmulo de líquido cefalorraquidiano (LCR) no interior da cavidade craniana, que por sua vez, faz aumentar a pressão intracraniana do cérebro, podendo vir a causar lesões no tecido cerebral, ocorrendo o aumento e inchaço do crânio”, explica o parlamentar em suas justificativas.

De acordo com Francisco Jr, estudos realizados baseado em informações de sistemas de saúde apontam que a incidência de hidrocefalia é de um a três em cada um mil nascimentos, somente para a congênita ou de início precoce. Em 60% dos casos, a doença, ocorre em recém-nascidos e 40% em idosos. Pessoas com hidrocefalia são capazes de viver normalmente, com a ajuda de terapias, de reabilitação e intervenções educativas, com algumas poucas limitações, dependendo do caso.

Segundo o parlamentar, a adoção dessa política ajudará tanto quem está diagnosticado com a doença, como a família que na maioria das vezes desconhece o tratamento.

Aprovado preliminarmente em Plenário, a matéria segue agora para apreciação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s