Durante toda esta semana é celebrada a Semana Estadual pelo Respeito ao Nascimento, que foi instituída no estado de Goiás através de um projeto de lei do deputado estadual Francisco Junior (PSD).
O Deputado na sua trajetória tem um mandato em defesa da vida e isso se dá de várias maneiras, e uma das mais latentes é o bem-estar do recém-nascido. Durante os mandatos como parlamentar o deputado vem apresentando projetos de leis para melhor cuidar das crianças no início da vida.
Um dos exemplos é a Lei nº 19.037/2015, que instituiu a Política de Aleitamento Materno que protege, incentiva e promove, por meio de campanhas educativas, o aleitamento e a doação do leite materno.
Durante a atuação parlamentar, Francisco Junior, apresentou projetos para a realização do “Teste do Coraçãozinho” em todos os recém-nascidos do Estado, o teste detecta doenças graves que colocam em risco a vida da criança.
Foi proposta também a Política para Humanização da Assistência ao Parto que tem o objetivo de garantir assistência nas ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde da mulher e do recém-nascido.
Francisco Junior também foi autor da lei nº 19.200/2016 que tem o objetivo de conscientizar a saúde e a atenção ao recém-nascido prematuro. A citada lei disciplina e garante cuidados especializados ao bebê prematuro, reduzindo os riscos de futuras complicações.
Pensando também nas mães das crianças que ainda são amamentadas o deputado Francisco Junior propôs a Instalação de salas de apoio à amamentação nos órgãos públicos.