Notícias

Projeto cria Programa de Assistência ao Idoso em Goiás

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás um projeto de lei de autoria do deputado estadual Francisco Junior (PSD) que institui o programa de assistência ao idoso visando acolher no período diurno idosos que pelas condições familiares permaneçam em seu lar sem qualquer acompanhamento.

De acordo com o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) a população de idosos é a que mais cresce no Brasil, e a previsão é que o número de idosos com 80 anos ou mais pode passar de 19 milhões em 2060, um crescimento de mais de 27 vezes em relação a 1980, quando o Brasil tinha menos de 1 milhão de pessoas nessa faixa etária.

Para Francisco Junior é fundamental o estado ter um acompanhamento para os que já estão em idade avançada. “Os idosos deverão ser cadastrados e posteriormente encaminhados ao Centro Dia de Convivência do Idoso que terá infraestrutura adequada, e eles vão permanecer durante o dia, com acompanhamento de profissionais capacitados. Com isso os idosos vão conversar, trocar experiências, conhecimento e formar vínculos afetivos, impedindo assim a depressão” explica o deputado.

Segundo o projeto do deputado Francisco Junior (PSD) os Centros Dia de Convivência do Idoso tem o objetivo de uma interação maior entre os idosos:

I – Proporcionar ao idoso oportunidade de conviver com pessoas da mesma faixa etária, incentivando a troca de experiências, conhecimentos, formação de vínculos afetivos e momentos de cultura e lazer;

II – Incentivar a formação de grupos entre idosos, visando a um real entendimento do processo de envelhecimento;

III – fomentar a participação e a integração do idoso, em organizações representativas;

IV – proporcionar ao idoso programa de alfabetização com metodologia e horário adequados às suas condições;

V – proporcionar ao idoso o conhecimento sobre programas e projetos voltados para assistência ao idoso, com base na Lei Orgânica de Assistência Social;

VI – prestar apoio à população idosa de baixa renda, de forma a contribuir para o fortalecimento e ampliação de atividades produtivas;

VII – Assegurar ao idoso alimentação complementar, bem como atendimento médico durante a realização de atividades;

VIII – Prover espaço físico e prestar apoio técnico para a manutenção do bazar de trabalhos manuais de artesanato confeccionados pelo idoso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s