A lei que visa a inclusão de programa de Educação Financeira nas escolas públicas do estado, de autoria do deputado Francisco Jr, foi sancionada pelo Governo do Estado. A norma busca propiciar à nova geração de estudantes os conceitos de educação financeira, com foco em influenciar diretamente as decisões econômicas dos indivíduos e das suas famílias.
A alfabetização financeira é um processo de educação e de responsabilidade dos pais, das escolas, do governo e das instituições privadas, envolvendo vários atores sociais. O Banco Central do Brasil (BACEN), já desenvolve o Programa de Educação Financeira para orientar melhor as pessoas sobre a importância do planejamento financeiro e também para auxiliar os indivíduos a entender melhor o funcionamento da economia, assim como de seus agentes e instrumentos.
Com a criação da lei, o deputado busca ampliar os caminhos das questões financeiras para os adultos do futuro. “É uma estratégia fundamental para ajudar as pessoas a realizar seus sonhos individuais e coletivos com decisões autônomas e responsabilidade financeira”, comenta Francisco Jr. A inclusão da disciplina também oferece o conhecimento em finanças ao cidadão formado nas escolas estaduais, multiplicando o domínio dentro dos meios em que vive, em especial, no âmbito familiar.
Por acreditar que a Educação Financeira contribui para a mudança da qualidade de vida de todos os envolvidos e se constitui em uma importante estratégia, o parlamentar entende ser de extrema relevância a inclusão de noções de educação financeira na grade curricular das unidades escolares do Estado de Goiás.