Notícias

Como identificar os primeiros sintomas do autismo? A importância do Dia Estadual da Conscientização do Autismo

Está em vigor desde 2013, a lei de autoria de Francisco Jr (PSD) que institui o dia 2 de abril como dia estadual de conscientização do autismo. A data tem o intuito promover discussão às famílias que enfrentam a síndrome, além de incentivar a compreensão da sociedade em geral acerca do transtorno de comportamento.

“Tenho respeito muito grande às pessoas que cuidam do próximo, em especial aqueles que cuidam de quem não consegue se cuidar sozinho. Precisamos promover esta discussão às famílias, que enfrentam de maneira heroica esta situação”, afirmou o deputado.

Em 2010, no dia mundial de conscientização do autismo, 2 de abril, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. O aumento dos números de prevalência de autismo levanta uma discussão importante sobre haver ou não uma epidemia da síndrome no planeta, ainda em discussão pela comunidade cientifica.

No Brasil, foi realizado o primeiro estudo de epidemiologia de autismo da America Latina, publicado em fevereiro de 2011, com dados de 2010, liderando pelo psiquiatra da infância Marcos Tomanik Mercadante, num projeto piloto com amostragem na cidade paulista de Atibaia, aferiu a prevalência de um caso de autismo para cada 368 crianças de 7 a 12 anos.

Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios problemas desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos e rígidos e restritos a padrões comportamentais.

Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente já há a possibilidade de detectar a síndrome antes de dois anos de idade em muitos casos. Por esses e outros motivos, o dia estadual de conscientização do autismo foi criado.

Entenda

O autismo é uma síndrome que causa alterações na capacidade de comunicação, interação social e comportamento da criança, o que provoca sinais e sintomas como dificuldades na fala, bloqueios na forma de expressar ideias e sentimentos, assim como comportamentos incomuns, como não gostar de interagir, ficar agitado ou repetir movimentos.

Os sinais de autismo surgem, geralmente, por volta dos 2 a 3 anos de idade, período em que a criança tem uma maior interação e comunicação com as pessoas e o ambiente. Entretanto, em alguns casos, já é possível observar alguns sintomas de alerta já em bebês, como a ausência de expressões faciais ou a ausência reação aos sons, por exemplo.

Os sintomas de autismo também podem ser percebidos em adolescentes e adultos, e alguns dos mais comuns são o isolamento, não olhar nos olhos, agressividade e dificuldade para se adaptar a uma nova rotina. É importante lembrar que apenas alguns destes sinais não confirmam o autismo, sendo importante a consulta com o pediatra ou psiquiatra, que poderão fazer uma avaliação clínica mais específica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s