Notícias

Mais cultura nas escolas! Conheça a lei que estimula o desenvolvimento sociocultural nas escolas públicas de Goiás

Está em vigor, desde o início deste ano, a lei da política estadual de incentivo e valorização de eventos culturais nas escolas públicas estaduais do estado de Goiás. O projeto foi criado pelo deputado estadual Francisco Jr (PSD) e tem como objetivo estimular o desenvolvimento de manifestações socioeducativas, propondo um conjunto de ações destinadas a incentivar a realização de atividades culturais nas escolas da rede pública estadual. O foco é a integração da escola com os espaços culturais de maneira que o aluno tenha a possibilidade de ampliar sua visão de mundo, valorizando as diferentes manifestações, a partir de sua interação com a sociedade, cultura e educação.

Visto que as atividades curriculares proporcionam ao aluno o conhecimento de outros espaços educativos e de novas formas de aprender, por meio do exercício da pesquisa histórica, científica, cultural e ambiental, a lei busca colaborar para a construção de uma consciência humana e solidária. “Para alcançar o princípio de educar nossos alunos para a vida, é essencial uma alfabetização cultural, de horizontes amplos, uma vez que vivemos numa época em que a consciência do mundo passa por transformações profundas a todo instante”, declarou Francisco Jr.

O objetivo final da política de incentivo é que as salas de aula da rede pública estadual se transformem em oficinas de aprendizagem e desenvolvimento através do estímulo as diversas formas de expressão e manifestação, como a música, o teatro, a dança, etc., gerando, ao longo do ano letivo momentos de criação e concepção individual para cada estudante. “Os resultados destes trabalhos fazem com que a escola pública estadual seja um espaço mais acolhedor, integrador, crítico, dinâmico, criativo e construtor de um aprendizado não meramente teórico, mas também realizado por meio da vivência, experiência, parceria e confiança entre os envolvidos no processo”, afirma o deputado.

Com a lei em vigor, cabe a Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás (SEDUC) e a Secretaria Estadual de Cultura (SECULT) a realização de parcerias para concretização destes eventos. Cabe também a SECULT a inclusão de itinerários educativos e roteiros culturais, ambientais, histórico científico e turísticos. Além disso, todas as atividades realizadas e documentadas pelas escolas são enviadas para a SEDUC e servem como registro de atividades curriculares para os alunos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s