Notícias

Francisco Jr visita o Centrer da Emater e conhece o pequi-anão e o pequi sem espinhos

Nesta sexta-feira, 17, o deputado estadual e presidente da frente parlamentar do cerrado, Francisco Jr (PSD), visitou o bosque de frutíferas nativas do cerrado localizado Centro de Treinamento da Agência Goiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Centrer – Emater), um projeto iniciado a vários anos que hoje produz diversas frutas nativas do Cerrado através de um pacote tecnológico desenvolvido para clonar e melhorar as espécies da região.

img_7440
Francisco Jr e comitiva conhecem a área de pesquisa

O Centrer conta com um campo experimental especializado em pesquisa e produção de mudas de plantas nativas do cerrado e tem como objetivo planejar, coordenar, executar e apoiar as atividades de capacitação interna do pessoal da Emater, de produtores rurais, parceiros e clientes externos.

img_7448

“Eu entendo que não tem como preservar com o conceito de abandono, preservar não é deixar afastado e não cuidar, preservar é usar de forma sustentável. É importante que as áreas de preservação que elas sejam áreas rentáveis”, avaliou Francisco Jr ao conhecer o campo de experimento da Emater.

img_7439

Recentemente o parlamentar foi relator do projeto tesouro verde, e autor do projeto do selo verde, ambos que buscam qualificar e valorizar aquele que empreende na terra protegendo e preservando. “Isso sim é preservação, é preservar com inteligência. Fala-se muito em sustentabilidade, e sustentabilidade é isso”, completou Francisco Jr.

img_7421

O Deputado, acompanhado do Presidente da Emater, Pedro Antônio Arrais, da pesquisadora da Emater, especialista em frutíferas, Eliane Pereira, e de uma comitiva, conheceu algumas frutíferas do cerrado em pesquisa na área, como o pequi-anão, mangaba, e pequi sem espinhos.

img_7428
Francisco Jr conhece a árvore de Pequi-Anão
img_7433
Pequi-Anão
img_7462
Francisco Jr experimenta Mangaba
img_7476
Francisco Jr conhece o Pequi sem espinhos
img_7486
Francisco Jr experimenta o Pequi sem espinhos

O Presidente da Emater, Pedro Antônio Arrais, classificou a visita do Deputado como um elo para ampliar o desenvolvimento, “É Importante nós falarmos desse nosso projeto da Emater, de transformar-lá na agência de inovação rural em Goiás, precisamos realmente dessa interação para poder acelerar essa transformação, que eu acho fundamental para para a agricultura familiar, e o agro-negócio Goiano”, disse ele.

img_7494
Francisco Jr acompanhado do Presidente da Emater, Pedro Antônio Arrais, e da pesquisadora da Emater, especialista em frutíferas, Eliane Pereira

Francisco Jr conheceu ainda a área de expansão da Agência, e experimentou o pequi produzido na área experimental em um almoço servido ao fim da visita técnica.

img_7512img_7517img_7514

img_7409

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s