Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás o projeto de autoria do deputado estadual Francisco Jr (PSD), que torna obrigatória a presença de psicólogo para prestar assistência para parturientes e familiares sobre o nascimento do filho com síndrome de down.
A legislação aponta que os hospitais e maternidades estaduais ficam obrigados a incluir em seu corpo clínico a presença de psicólogo para prestar assistência para mães e familiares sobre o nascimento do filho com síndrome de down.
A assistência especial de psicólogo vai consistir no acompanhamento, orientação e esclarecimentos à mãe, ou a quem a represente, sobre os cuidados a serem tomados com o recém-nascido.
O projeto tem como objetivo destacar que as pessoas que nascem com Down podem ter uma vida plena, mas para que isso aconteça os profissionais precisam estar preparados para o momento inicial de abordagem aos pais e familiares, para dar a notícia do diagnóstico.
“Muitas vezes, obstetras, pediatras e enfermeiros que acompanham mãe e filho não percebem o trauma que podem causar. Assim, o ideal é que esta notícia seja dada aos pais por um psicólogo, visto que cada pessoa possa reagir de uma forma e é essencial que os responsáveis pela criança estejam abertos a conversar sobre seus sentimentos e aflições em consequência do desconhecimento”, enfatiza Francisco Jr.
O poder executivo terá que adotar as medidas necessárias para que essa lei entre em vigor efetivamente, a maior obrigação é informar a listagem das instituições especializadas.