Notícias

Projeto determina a presença de psicólogo para ajudar familiares de crianças com Down

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás o projeto de autoria do deputado estadual Francisco Jr (PSD), que torna obrigatória a presença de psicólogo para prestar assistência para parturientes e familiares sobre o nascimento do filho com síndrome de down.

A legislação aponta que os hospitais e maternidades estaduais ficam obrigados a incluir em seu corpo clínico a presença de psicólogo para prestar assistência para mães e familiares sobre o nascimento do filho com síndrome de down.

A assistência especial de psicólogo vai consistir no acompanhamento, orientação e esclarecimentos à mãe, ou a quem a represente, sobre os cuidados a serem tomados com o recém-nascido.

O projeto tem como objetivo destacar que as pessoas que nascem com Down podem ter uma vida plena, mas para que isso aconteça os profissionais precisam estar preparados para o momento inicial de abordagem aos pais e familiares, para dar a notícia do diagnóstico.

“Muitas vezes, obstetras, pediatras e enfermeiros que acompanham mãe e filho não percebem o trauma que podem causar. Assim, o ideal é que esta notícia seja dada aos pais por um psicólogo, visto que cada pessoa possa reagir de uma forma e é essencial que os responsáveis pela criança estejam abertos a conversar sobre seus sentimentos e aflições em consequência do desconhecimento”, enfatiza Francisco Jr.

O poder executivo terá que adotar as medidas necessárias para que essa lei entre em vigor efetivamente, a maior obrigação é informar a listagem das instituições especializadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s