O estado de Goiás deverá contar com centros especiais para o ensino continuado para pessoas com deficiência. Esse projeto de autoria do deputado estadual Francisco Jr (PSD) foi apresentado na tarde desta terça-feira, 6, e já está tramitando na Assembleia Legislativa.
O texto do projeto garante o direito a educação e aprendizagem ao longo da vida as pessoas com deficiência. Essa ação abrange a educação especial, e o atendimento e acompanhamento integral as pessoas com deficiência nos diferentes níveis, etapas e modalidades de educação.
No projeto ficam contemplados as pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e aqueles com altas habilidades ou superdotação, bem como os alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, Dislexia, Discalculia, Disortografia, Disgrafia, Dislalia, Transtorno de Conduta, Distúrbio do Processamento Auditivo (Central) – DPA(C) e Autistas.
Para Francisco Jr o conceito de educação continuada para pessoas com deficiência não é novo, “O conceito de educação ao longo de toda a vida é internacionalmente reconhecido, e considera que a educação deve se organizar em torno de quatro aprendizagens fundamentais: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser”.
A educação especial é dever do Estado e garantida ao longo de toda a vida das pessoas com deficiência nos diferentes níveis, etapas e modalidades de educação, “As pessoas com deficiência, principalmente cognitiva, têm a necessidade de uma educação ao longo da vida com estratégias de ensino e formação para que possam acompanhar as exigências sociais”, explica Francisco Jr.