Notícias

Goiás deverá ter ensino continuado para pessoas com deficiência

O estado de Goiás deverá contar com centros especiais para o ensino continuado para pessoas com deficiência. Esse projeto de autoria do deputado estadual Francisco Jr (PSD) foi apresentado na tarde desta terça-feira, 6, e já está tramitando na Assembleia Legislativa.

O texto do projeto garante o direito a educação e aprendizagem ao longo da vida as pessoas com deficiência. Essa ação abrange a educação especial, e o atendimento e acompanhamento integral as pessoas com deficiência nos diferentes níveis, etapas e modalidades de educação.

No projeto ficam contemplados as pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e aqueles com altas habilidades ou superdotação, bem como os alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, Dislexia, Discalculia, Disortografia, Disgrafia, Dislalia, Transtorno de Conduta, Distúrbio do Processamento Auditivo (Central) – DPA(C) e Autistas.

5dcc9415-f126-4806-83ff-7aae7925d0de-4149-000000c444cd0c1e

Para Francisco Jr o conceito de educação continuada para pessoas com deficiência não é novo, “O conceito de educação ao longo de toda a vida é internacionalmente reconhecido, e considera que a educação deve se organizar em torno de quatro aprendizagens fundamentais: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser”.

A educação especial é dever do Estado e garantida ao longo de toda a vida das pessoas com deficiência nos diferentes níveis, etapas e modalidades de educação, “As pessoas com deficiência, principalmente cognitiva, têm a necessidade de uma educação ao longo da vida com estratégias de ensino e formação para que possam acompanhar as exigências sociais”, explica Francisco Jr.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s