Notícias

Incentivo ao cultivo do bambu é debatido na Assembleia

Está tramitando a partir de hoje, 14, na Assembleia Legislativa de Goiás um Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Francisco Jr (PSD), que instituí a Política Estadual de Incentivo à Cultura do Bambu. O objetivo desta Lei é ajudar no desenvolvimento da cultura do bambu no Estado através de programas governamentais.

Cópia (2) de GUADUAGOIAS29

De acordo com o projeto, o governo estadual fica responsável por incentivar o cultivo apontando os benefícios econômicos, ecológicos e culturais de se investir nesse tipo de cultura, com destaque para um dos mecanismos de incentivo que é a criação de polos bambueiros.

Francisco Jr explica que o bambu é uma planta com grandes vantagens econômicas, “O bambu é uma planta que oferece muitas vantagens econômicas e também de rápido desenvolvimento. O tempo de crescimento de uma plantação pode variar de cinco a sete anos, e o amadurecimento de um bambu acontece dentre três a quatro anos. Estudos apontam que a média de produção de biomassa em um bambual é de dez toneladas por hectare a cada ano.”

Os órgãos públicos também terão a obrigação de certificar a qualidade do bambu cultivado no estado, estimular a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, orientar o cultivo, incentivar a utilização do bambu na recomposição de matas ciliares, impulsionar o comercio interno e externo entre outros pontos.

Francisco Jr ainda ressalta que é importante investir na industrialização do bambu, “A proposição em análise tem por escopo formar pólos bambueiros, tendo em vista que a industrialização desse material tem ampla aceitação no mercado nacional e internacional, especialmente na arquitetura e móveis de design.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s