Notícias

Aprovado em segunda votação, projeto de Francisco Jr busca estimular o uso de bicicletas por trabalhadores

Projeto de lei do deputado estadual Francisco Jr (PSD) apresentado em dezembro de 2016, que confere ao Poder Executivo permissão para o fornecimento de empréstimos a empresas ou pessoas jurídicas para aquisição de bicicletas ou construção de bicicletários para o uso dos funcionários, foi aprovado em segunda votação na sessão de hoje da Assembleia Legislativa. O projeto prevê o estímulo ao uso de bicicletas como meio de transporte por trabalhadores.

Nos últimos anos a bicicleta vem superando o estigma de ser apenas um meio de lazer, para se tornar um meio de transporte de grande importância, sendo até mesmo considerada como o símbolo do transporte sustentável pela Organização das Nações Unidas (ONU).

foto3

Ao defender o projeto Francisco Jr destacou a qualidade de vida proporcionada pelo uso da bicicleta, “As vantagens do uso da bicicleta incluem aspectos de qualidade de vida do usuário, saúde pública, sustentabilidade e melhoria da mobilidade urbana. Os aspectos de qualidade de vida envolvem em primeiro lugar a saúde do trabalhador que passaria a exercer atividade física constante.”, salientou o deputado.

Além dos benefícios para os trabalhadores, o projeto de Francisco Jr também traz vantagens para a mobilidade urbana, “Por ser uma modalidade de transporte que envolve um investimento menor em infraestrutura que os transportes coletivos e por usar de forma mais racional o espaço público que os meios de transporte individuais motorizados, há um benefício em cadeia por toda a rede de mobilidade urbana”.

Com uma frota de mais de 70 milhões de bicicletas, segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO), o Brasil conta com uma produção anual de cerca de 2,5 milhões de bicicletas, sem contar as infantis, sendo considerado o 4º maior produtor de bicicletas no mundo.

Além do empréstimo as empresas que estimularem os seus funcionários a adotarem bicicletas como meio de transporte também estarão aptas a receber o selo de Sustentabilidade em Mobilidade Urbana, a ser instituído pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s