Notícias

Projeto que aborda educação continuada para pessoas com deficiência é aprovado na CCJ

No último mês de março o deputado estadual Francisco Jr (PSD), apresentou projeto de lei no qual defendia o direito a educação e aprendizagem ao longo da vida as pessoas com deficiência. Na tarde desta terça-feira, 17/04, o projeto foi aprovado pela CCJ – Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa.

O projeto abrange a educação especial, o atendimento e acompanhamento integral as pessoas com deficiência nos diferentes níveis, etapas e modalidades de educação no estado de Goiás. E inclui pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e aqueles com altas habilidades ou superdotação, bem como os alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, Dislexia, Discalculia, Disortografia, Disgrafia, Dislalia, Transtorno de Conduta, Distúrbio do Processamento Auditivo (Central) – DPA(C) e Autistas.

baf32304-0f53-457f-b662-28b4261780cc-16277-000003b7b4bf2d08-e1520973991569

Ao defender o projeto, ainda durante a sua apresentação, Francisco Jr destacou que o conceito de educação continuada é mundialmente reconhecido e que se organiza em quatro aprendizagens fundamentais: aprender a conhecer; aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Ainda de acordo com o deputado a educação da pessoa com deficiência precisa passar por uma constante evolução, “Pessoas com deficiência, principalmente cognitiva, têm a necessidade de uma educação ao longo da vida com estratégias de ensino e formação para que possam acompanhar as exigências sociais.”, explica Francisco Jr.

Na tarde de hoje, após a aprovação do projeto pela CCJ, Francisco Jr aproveitou para reiterar a importância da educação continuada, “Participar da escola é essencial para a vida da pessoa com deficiência, pro seu desenvolvimento, pro seu humor, para a sua qualidade de vida e até pra qualidade de vida da família. Essa rotina de acordar e ir para a escola, participar de atividades educativas, de atividades lúdicas, é muito significativa.”, explicou o deputado. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s