Notícias

Recebe voto favorável da CCJ projeto que cria Política de Incentivo à Cultura do Bambu

Na tarde dessa quinta-feira, 03/05, durante reunião ordinária, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa, concedeu voto favorável ao projeto de lei do deputado estadual Francisco Jr (PSD), que visa o incentivo a cultura do bambu no estado de Goiás.  

O projeto de número 2018000954, que estabelece Política Estadual de Incentivo à Cultura do Bambu, busca incentivar a valorização do bambu como um produto agrícola capaz de suprir necessidades ecológicas, econômicas, sociais e culturais, o desenvolvimento tecnológico do cultivo e das aplicações do bambu, além da promoção de pólos bambueiros.

595447-e1502130182537.jpg

Ao defender a propositura, o deputado citou as vantagens oferecidas pela planta, “O bambu é eficaz no combate à poluição dos recursos naturais, produzindo oxigênio, reciclando a água de rios e lagoas e limpando o solo de alguns elementos nocivos. É também material altamente renovável e que pode substituir o uso da madeira, prevenindo o corte indevido de árvores essenciais ao equilíbrio natural.’, destacou Francisco Jr.

Segundo o projeto, a Política Estadual de Incentivo à Cultura do Bambu contará com instrumentos como assistência técnica, promoção e comercialização do produto, além da certificação de origem e qualidade dos produtos destinados à comercialização. Serão beneficiárias dessa política, de forma prioritária, as pequenas e médias propriedades de regiões que tenham a capacidade agrícola para a cultura do bambu.

De acordo com Francisco Jr,  um dos objetivos do projeto é trazer a atenção devida ao bambu,“O Brasil é um dos países com maior número de espécies nativas e maior área de florestas naturais de bambu. Estas espécies nativas, algumas até endêmicas, são na sua grande maioria desconhecidas. Para tanto, é imprescindível está política de preservação, propagação e disponibilização destas espécies que muito têm a nos oferecer.”, explica o deputado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s