Projeto de lei de autoria do deputado estadual Francisco Jr (PSD), que defende a criação do Programa de Assistência ao Idoso, recebeu parecer favorável em segunda votação na Assembleia Legislativa de Goiás. A propositura tem o objetivo de, através do programa de assistência, oferecer acolhimento diurno a idosos que pelas condições familiares, ou na ausência de família, fiquem sozinhos em suas residências.
Assegurar ao idoso alimentação complementar, bem como atendimento médico durante a realização de atividades e proporcionar ao idoso programa de alfabetização, são alguns dos objetivos do programa. A fim de garantir um atendimento abrangente, o programa também contará com serviços nas áreas de assistência social; psicologia; fisioterapia; enfermagem; nutrição; terapia ocupacional; musicoterapia e assistência médica.
O idoso que quiser garantir a participação no programa terá de atender a algumas exigências, entre elas, ter mais de 60 anos, ser cadastrado junto a Secretaria Cidadã, participar de entrevista inicial realizada por assistente social e apresentar avaliação médica com informações sobre as suas condições de saúde.
Para assegurar a realização das atividades propostas para o Programa de Assistência ao Idoso, o projeto de lei prevê a criação de Centros de Convivência do Idoso e prevê também, a possibilidade de parcerias com instituições que tenham uma infraestrutura adequada para a prática dessas ações.