Notícias

Psicólogo Escolar: Doutora em Psicologia defende presença do profissional em escolas

Com o crescimento de casos de violência dentro de escolas se tornou óbvia a necessidade de criação de medidas preventivas para essas ocorrências. Uma dessas medidas, defendida por projeto de lei de autoria do deputado estadual Francisco Jr (PSD), é a inserção do psicólogo escolar em escolas de ensino básico do estado de Goiás.

A propositura foi aprovada em duas votações na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) e agora aguarda a sanção do governador do estado José Eliton. A aprovação do projeto por parte do governador é aguardada com expectativa pela população.

Uma das pessoas que aguarda essa aprovação é Alba Santana, doutora em Psicologia do Desenvolvimento e conselheira suplente do  Conselho Regional de Psicologia em Goiás. A profissional é uma das maiores apoiadoras do projeto e acompanha a matéria desde a sua apresentação

Uma das formas de apoio utilizada por Alba foi a publicação no jornal O Popular, nas versões impressa e on-line, de texto no qual a profissional destaca a possibilidade de aprovação, por parte do governador José Eliton, e consequente publicação em forma de lei, do projeto de lei que garante a presença de psicólogos escolares em escolas de ensino básico do estado de Goiás.

Em seu texto a psicóloga salienta o caráter preventivo no qual o psicólogo escolar trabalha e a atuação abrangente do profissional. O psicólogo escolar não considera apenas os aspectos individuais dos alunos, mas também os aspectos do corpo docente, do currículo, projetos políticos pedagógicos, métodos de ensino, políticas educacionais e demais características institucionais, auxiliando no dia a dia da escola.

Alba define como um “grande avanço para a área educacional do estado” a possível sanção do projeto, que caso aprovado pelo governador, entrará em vigor 180 dias após a sua publicação. A profissional também aborda a necessidade de um trabalho contínuo quanto a violência dentro do ambiente escolar, já que essas atitudes muitas vezes surgem das dificuldades nas relações humanas e o psicólogo escolar é capacitado para lidar com esse cenário de forma coletiva, com toda a equipe que compõe o ambiente escolar, e principalmente, de forma preventiva.

Leia a nota escrita por Alba Santana:

IMG_5353

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s