Notícias

Francisco Jr apresenta projetos voltados para pessoas com deficiência

Francisco Jr, candidato a deputado federal pelo PSD, tem se esforçado para conciliar a agenda de campanha com a sua atuação parlamentar. Eleito deputado estadual pela segunda vez em 2014, Francisco Jr sempre se destacou pelos projetos apresentados e pela sua atuação dentro da Assembleia, que inclui a presidência da Frente Parlamentar do Cerrado e participação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Dando continuidade à sua atividade parlamentar o deputado apresentou dois projetos de lei na última semana. Apresentadas na sessão ordinária da última terça-feira (04) as proposituras são voltadas para pessoas com deficiência.

O primeiro projeto trata do oferecimento da equoterapia como método terapêutico na rede pública de saúde do estado de Goiás. O método teria como foco a habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência.

466-6

A equoterapia é um tipo de terapia com cavalos que auxilia no desenvolvimento da mente e do corpo. Geralmente usada como complemento no tratamento de pessoas com deficiência, a equoterapia pode trazer benefícios como a melhora da postura e do equilíbrio, aumento da auto-estima e da autoconfiança, além de propiciar o desenvolvimento do afeto, devido ao contato da pessoa em tratamento com o animal.

Francisco Jr, em seu projeto, define ainda que o tratamento abrange equipe multidisciplinar e se estende a instituições de saúde contratadas ou conveniadas com o Estado. A propositura também autoriza o Poder Executivo a firmar parcerias com municípios, universidades, entidades do terceiro setor social e iniciativa privada para estimular a criação, manutenção, implantação e desenvolvimento de Centros de Equoterapia em Goiás.

O segundo projeto apresentado pelo deputado versa sobre a disponibilização de brinquedos e equipamentos de lazer adaptados, desenvolvidos para o uso de pessoas com deficiência, em parques, praças e demais espaços de uso público no Estado. A propositura determina que as novas instalações feitas nestes espaços deverão disponibilizar pelo menos 20% de equipamentos e brinquedos adaptados.

5bbab199f3074fa75d5eb2066500aabc

A proposta também aborda as construções já existentes. O projeto estabelece que essas estruturas deverão ser adequadas à nova lei em um prazo de cinco anos, de acordo com a viabilidade técnica e financeira.

Ao defender a propositura, Francisco Jr destacou a necessidade de atenção às pessoas com deficiência, “A inclusão social é um processo que sofre mudanças à medida que avança. Desta forma, por ser um processo dinâmico a partir da interação com as pessoas, com os fatos e com as circunstâncias de cada tempo e momento, sempre se verifica mais uma fronteira para transpor”, evidenciou o deputado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s