Notícias

Oferta da equoterapia na rede pública de saúde é aprovada na ALEGO

Durante sessão ordinária realizada na tarde da última quinta-feira, 29, mais um projeto de lei de autoria de Francisco Jr, deputado estadual pelo PSD, foi aprovado. A propositura, que prevê a oferta da equoterapia como tratamento para pessoas com deficiência na rede pública de saúde do estado, recebeu parecer favorável em sua segunda votação. 

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 6,2% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência. Essa porcentagem representa mais de 12 milhões de brasileiros que diariamente precisam lidar com fronteiras que lhe são impostas não apenas pela deficiência, mas pela sociedade como um todo.

595447-e1502130182537

A criação do projeto tem como objetivo auxiliar pessoas com deficiência oferecendo uma terapia com diversos benefícios reconhecidos por especialistas. Geralmente usada como complemento no tratamento de pessoas com deficiência, a equoterapia pode trazer promover a melhora da postura e do equilíbrio, o aumento da auto-estima e da autoconfiança, além de propiciar o desenvolvimento do afeto, devido ao contato da pessoa em tratamento com o animal.

Em Goiânia, o método já é oferecido pelo CRER (Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo) em parceria  com a Cavalaria da Polícia Militar. De acordo com informações da instituição, mais de 220 pacientes passam pela terapia. A meta, a partir da possível sanção pelo governador do estado, será disponibilizar o tratamento em toda a rede pública de saúde do estado.  

Fomentar a criação, manutenção, implantação e desenvolvimento de Centros de Equoterapia é primordial para o Estado avançar na habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência”, argumenta Francisco Jr.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s