O Deputado Federal Francisco Jr (PSD), eleito para a 56ª legislatura (2019-2023) da Câmara dos Deputados, tomou posse na manhã de sexta-feira, 01 de fevereiro, em sessão no Plenário Ulysses Guimarães em Brasília e destacou a importância do momento político, da transparência e da participação popular.
Francisco Jr foi uma das grandes revelações nas eleições para deputado federal, sendo o 4º mais votado em Goiás atingiu um total de 111.788 votos e utilizou como tema de sua campanha a expressão: “É Renovação”. A eleição de 2018 trouxe a maior renovação à Câmara desde a democratização: 47,37%, segundo cálculo da Câmara dos Deputados. Em números proporcionais, é a maior renovação desde a eleição da Assembleia Constituinte, em 1986.
Em reunião com integrantes da sua equipe Francisco Jr ressaltou os seus pensamentos para a data, “Por mais que a gente fique feliz, é uma vitória, a gente ganha, mas é uma responsabilidade muito grande. Decidir os destinos do país, neste momento em que nós estamos é muita responsabilidade. Não é um, são 513 votos, 513 deputados, mas é de um em um que vamos conseguindo fazer as mudanças”.
Localizado no Anexo IV da Câmara dos Deputados, o gabinete 643 foi destinado ao parlamentar que recebeu autoridades, amigos e familiares para parabeniza-lo após a cerimônia.
Na mesma data Francisco Jr participou da eleição da mesa diretora e publicou um vídeo em suas redes para reforçar seu pensamento de transparência e se posicionar a favor do voto aberto em todas as votações da casa.
Veja sua fala na íntegra:
“Eu sou o Deputado Francisco Jr, estou me preparando para posse aqui na Câmara dos Deputados amanhã, com muita expectativa, com muita vontade de trabalhar, mas também entendendo que nós precisamos mudar o nosso país, mudar o Brasil. Eu acredito que o ponto fundamental para qualquer mudança nos tempos de hoje é a transparência, precisamos investir em transparência.
Alguns amigos têm me questionado qual a minha posição em relação a como votar na eleição do presidente, eu diria que não é o caso da eleição do presidente da Câmara ou qualquer outra situação, seja aqui ou em tantas outras casas legislativas, eu sou a favor da votação aberta e transparente em todas as matérias. Eu acho que tem que ser assim.
Quem nos acompanha, quem nos elegeu, tem o direito de saber como que eu estou trabalhando, como eu voto, o que eu defendo, o que eu trabalho, como eu pretendo conduzir a representatividade que me foi dada, por isso a transparência é fundamental. Então respondendo aos amigos que me questionaram: Eu entendo que o melhor caminho é o da transparência e que todas as votações sejam abertas”.