Artigos, Notícias

Artigo de Francisco Jr aborda as Cidades Inteligentes

Em artigo publicado pelo Jornal O Popular no domingo, 26, o Deputado Federal Francisco Jr (PSD), aborda a importância da discussão das cidades inteligentes. Presidente da Subcomissão Especial Cidades Inteligentes, o parlamentar destacou, “é uma das áreas que quero atuar fortemente para trazer mais qualidade de vida a todos”.

Leia o artigo na íntegra abaixo:

Cidades inteligentes: a saída mais racional para um mundo melhor

Por Francisco Júnior*

O Brasil é um país com vocação para o desenvolvimento e a sustentabilidade. Possui enormes reservas naturais, uma biodiversidade de causar inveja e fatores climáticos favoráveis. No entanto, dispõe de uma infraestrutura industrial e tecnológica aquém do ideal, necessitando de providências urgentes na adoção de novas tecnologias a fim de atender às exigências contemporâneas de manutenção da vida em todos os níveis.

A demanda por recursos cresce a todo instante em face, principalmente, do crescimento demográfico. As sociedades só conseguirão subsistir com o uso da inovação tecnológica, estratégia eficaz de potencialização das riquezas ainda existentes no planeta. Assim, é necessário estabelecer uma governança que repense a escassez e as limitações dos ecossistemas, aliada à redução das desigualdades sociais como fatores indispensáveis para o equilíbrio socioeconômico.

É fato que, em decorrência da grande urbanização e pouco planejamento, surge um desequilíbrio entre as necessidades da população e a capacidade da gestão pública de promover desenvolvimento ordenado e sustentável nos centros urbanos. Um dos desafios dos gestores públicos é prover serviços com qualidade, administrando recursos de forma eficiente e transparente, além de viabilizar mecanismos de participação na gestão, dentro de uma visão sistêmica da cidade.

Fica evidente, portanto, que a construção das cidades inteligentes é uma tendência mundial, haja vista que o combate do desperdício, a eficiência e a sustentabilidade são fatores cada vez mais almejados pela sociedade e pelos agentes estatais.

Nesse viés, há duas semanas resolvi solicitar a criação de uma subcomissão especial, no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, para tratar da implementação e do acompanhamento em âmbito nacional das chamadas cidades inteligentes, para a qual fui eleito o seu presidente.

O conceito de cidades inteligentes já se consolidou como assunto imprescindível na discussão sobre o desenvolvimento sustentável e movimentará um mercado global de soluções tecnológicas estimado em US$ 408 bilhões até 2020.

O referido colegiado analisará questões sobre o uso consciente de recursos financeiros, ambientais e tecnológicos para o desenvolvimento das metrópoles, além de temas que envolvem infraestrutura, saneamento e mobilidade urbana. Estamos lutando em prol de um mundo melhor, mais justo, sustentável e eficaz para todos. Creio que as cidades inteligentes são o início para essa grande transformação que, em breve, celebraremos juntos.

Viver melhor e com mais dignidade é um direito de todos.

61094029_2565272783485721_5033938035847200768_n

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s