O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) retomou nesta terça-feira, 06 de agosto, as reuniões do estudo sobre “Cidades Inteligentes”
Sob a presidência do deputado Francisco Jr (PSB/GO), juntamente com os deputados Haroldo Cathedral (PSD/RR) e Angela Amin (PP/SC), todos relatores do trabalho, o encontro contou com apresentações de 5 especialistas que compartilharam pesquisas e experiências de boas práticas que possam ser adotadas e multiplicadas para melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos brasileiros e, consequentemente, tornar as cidades humanas, inteligentes e sustentáveis.
Os palestrantes:
- Juliana Nolasco – Gerente de políticas públicas e relações governamentais do Google Brasil;
- Ana Cristina Fachinelli – Professora na Universidade de Caxias do Sul – Caxias do Sul e Região;
- Daniel Leipnitz – Presidente da ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia e Diretor Corporativo e de Relações Humanas na Visto Sistemas;
- Daniel Annenberg – Secretário de Inovação e Tecnologia da Prefeitura São Paulo;
- Leandro Moreira Garcia – Presidente da Prodabel – Prefeitura de Belo Horizonte;
Compartilharam suas experiências em mobilidade, tecnologia, e destacaram principalmente a humanização de todo o processo, com foco na qualidade de vida do cidadão.
O deputado Francisco Jr (PSB/GO) disse que a reunião ajudou na definição de metas para um melhor encaminhamento do estudo. “Acredito que teremos um bom documento para ser oferecido ao Brasil, a fim de transformar as nossas cidades em lugares mais humanizados”.
O estudo “CIDADES INTELIGENTES” pretende ser uma referência para a avaliação do impacto do crescimento urbano no transporte público, segurança, mobilidade, educação e serviços públicos em geral. O objetivo é fazer um levantamento de inovações em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da população, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas.