Notícias

Ampliação das doenças verificadas com o teste do pezinho é sancionada por Bolsonaro

Em solenidade no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, dia 26, o presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o Projeto de lei 5043/2020 que amplia de seis para até 53 as doenças verificadas pelo SUS no teste do pezinho, matéria que tem o deputado federal Francisco Júnior (PSD-GO) como um dos autores. “Segundo estimativas, as doenças raras atingem de 6% a 8% da população mundial. E 75% dos casos se manifestam ainda na infância, ou seja, o diagnóstico é fundamental para salvar vidas”, afirmou a primeira-dama Michelle Bolsonaro em discurso na cerimônia.

Atualmente, o teste do pezinho ampliado só é feito na rede privada e a extensão no SUS aumenta a possibilidade de detecção precoce de doenças que, segundo o parlamentar, irá reduzir as despesas médicas. “Realmente esse é um dos projetos que me deixa muito feliz por ser um dos autores. São doenças muitas vezes raras e que quando descobertas tardiamente causam muita dor às famílias, que agora vão poder buscar o tratamento o mais rápido possível, reduzindo não só os custos nos tratamentos mas principalmente a mortalidade infantil”, diz Francisco Júnior.

O deputado lembra que a aprovação da matéria e a sanção da lei só foi possível pela união de diversos deputados, de toda a Câmara e do próprio Governo Federal. “O projeto teve a autoria de vários colegas e as diferenças foram deixadas de lado para essa importante vitória em defesa da vida. Estamos dando um salto com o Teste do Pezinho, investindo na vida do mais indefeso, e também gerando uma grande economia para o nosso Sistema de Saúde”, destaca Francisco Júnior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s