Notícias

Deputado critica aprovação do retorno das coligações proporcionais

Depois de manobras e de um alinhamento entre a maioria dos partidos que permitiram a aprovação do retorno das coligações proporcionais, o deputado federal Francisco Júnior (PSD) criticou a medida, aprovada nesta terça-feira, em definitivo, pela Câmara dos Deputados, com 347 votos favoráveis e 135 contrários. “A aprovação para retornar com as coligações proporcionais é muito ruim para o sistema político e eleitoral. Votei contra por entender que o Brasil já vinha fazendo alterações na legislação que estabeleceram melhorias, inclusive quando determinou o fim das coligações nas eleições para os parlamentos”, afirma o deputado.

O parlamentar lembra, inclusive, algumas das importantes alterações aprovadas nos últimos anos e que promoveram avanços na legislação. “Tivemos mudanças positivas: foram criadas as cláusulas de desempenho, foi impedido o financiamento privado nas eleições, ampliada a possibilidade de participação das mulheres. O certo era continuarmos nesta linha, de mais condições para o fortalecimento dos partidos, em torno de bandeiras e questões programáticas”, diz Francisco Júnior.

“O fim das coligações, que valeu apenas em 2020, buscou reduzir a grande quantidade de partidos que temos e estimular a criação de uma ideologia político partidária mais clara, mas pode cair por terra. Com a volta das coligações, partidos de pensamentos e mentalidades completamente diferentes estarão em uma mesma chapa e o eleitor acaba votando em algo, mas elegendo outra coisa em que não acreditava ou até não queria. Lamentavelmente está sendo aprovado mais um entrave, um empecilho para melhorarmos o sistema político brasileiro”, finaliza Francisco Júnior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s