Notícias

Encontro discute o papel e atuação dos políticos católicos no Brasil

Em reunião virtual nesta quinta-feira, dia 16, parlamentares católicos e integrantes do clero participaram da abertura do I Encontro de Parlamentares Católicos a serviço do Povo Brasileiro, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Tivemos o início de uma discussão sobre os papeis, especialmente de nós católicos, na vida pública no País, em um momento que estamos enfrentando situações inéditas e de grande responsabilidade para que haja união e trabalho conjunto para deixar a crise causada pela pandemia da Covid-19”, afirmou o presidente da Frente Parlamentar Católica no Congresso Nacional, deputado federal Francisco Júnior (PSD).

O presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, destacou que a Igreja apoia e investe em tudo o que pode promover e garantir a ‘política melhor’, como apontou o Papa Francisco no capítulo V do documento sobre a Fraternidade humana e a amizade social “A Igreja, por isso, incentiva homens e mulheres a participação e representação políticas no horizonte rico e inspirador de sua Doutrina Social”, destacou o presidente da CNBB.   

O núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, reafirmou a necessidade de fraternidade e integração, destacando a importância da superação dos conflitos. “O Brasil se destaca pela sua solidariedade que ultrapassa as suas fronteiras e por sua história marcada indelevelmente pela fé. Oxalá esta ajude a alimentar de modo tão natural propósitos e sentimentos de amor, de ordem e de progresso”, afirmou Dom Giambattista.

O encontro, que prossegue nesta sexta-feira, dia 17, terá a participação de cerca de 80 parlamentares de todo o País, entre senadores e deputados federais, incluindo ainda vereadores e deputados estaduais de vários Estados. “É uma grande satisfação e uma grande responsabilidade estarmos aqui, agora, conversando sobre um momento tão ímpar. Quando falamos em revalorizar a política, estamos falando em revalorizar as relações, em redefinir, em redescobrir os valores pelos quais trabalhamos e pelos quais vivemos”, destacou Francisco Júnior.

Para o deputado, com todas as intensas mudanças pelas quais a sociedade e todo o mundo tem passado, é imprescindível fazer a reflexão sobre como os representantes políticos e os líderes religiosos querem participar dessa mudança. “Nós precisamos resgatar os inícios, as motivações. O que nos colocou na política e o que nos coloca nessas relações, como nós devemos tratar o outro e qual o sentimento de empatia devemos ter. Penso que nessas conversas, no diálogo, se pode alcançar isso. Desejo a todos que façamos essa redescoberta dos valores”, finalizou o presidente da Frente Parlamentar Católica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s