Notícias

Artigo reforça importância de democratizar o acesso à terapia ECMO

Em artigo publicado neste sábado, dia 25, no Jornal O Popular, o deputado federal Francisco Júnior (PSD) reforçou a importância do projeto de lei, de sua autoria, que busca democratizar o acesso à terapia ECMO, sigla em inglês para Oxigenação por Membrana Extracorpórea. “Cada uma das ondas da Covid-19 pelas quais passamos, com maior agressividade do vírus e gravidade nos casos, reforçou a necessidade de discutir o tratamento da doença. De se estabelecer formas para ampliar o acesso aos melhores e mais modernos equipamentos disponíveis aos pacientes”, afirma o deputado.

O tratamento, que ganhou repercussão nacional após ser utilizado pelo ator Paulo Gustavo e o então prefeito de Goiânia, Maguito Vilela, é um suporte vital para os casos mais graves de problemas respiratórios e cardíacos e, por isso, também chamado de “pulmão ou coração artificial”. “O principal ponto que envolve a ECMO é o acesso restrito pelo alto custo e a quase impossibilidade de que a utilização da terapia beneficie quem não possui melhores condições financeiras. E foi para enfrentar isto que propus que o equipamento passe a ser disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca Francisco Júnior.   

Entretanto, apesar de o equipamento existir desde a década de 1970, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema Único de Saúde (Conitec) aponta que a terapia tem custos muito altos e o País ainda não dispõe de unidades suficientes e com infraestrutura para a instalação da ECMO. “O projeto de lei não quer impor um peso instantâneo. Ao contrário, quer olhar as iniciativas exitosas como nos hospitais ligados às universidades que já disponibilizam o tratamento com o ECMO gratuitamente. Almeja criar as condições e estender o benefício à população, ao mesmo tempo em que avançamos nos seus estudos”, afirma Francisco Júnior.

Confira o artigo na íntegra clicando na imagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s