Notícias

Deputado quer manter aeroporto como Santa Genoveva

Após o projeto de lei que altera a nomenclatura do Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia, ser enviado para análise pela Câmara dos Deputados, na última semana, o deputado federal Francisco Júnior (PSD-GO) informou à coluna Giro, do jornal O Popular, ser contrário à mudança. “O projeto causou várias reações. A Igreja Católica ficou muito incomodada”, afirma o parlamentar ao jornalista Caio Henrique Salgado.

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Católica no Congresso Nacional disse que manter a homenagem anterior, que foi feita à pedido do pioneiro Altamiro de Moura Pacheco como forma de guardar a memória de sua mãe, é preservar nossa história e nossa cultura. “A minha proposta é que façamos uma nova homenagem sem interferir no aeroporto e respeitando a história, o contexto da época, de quando foi dado o nome de Santa Genoveva ao Aeroporto de Goiânia. Precisamos fazer a homenagem a Iris, mas sem “desomenagear” quem em outro momento foi lembrado“, afirma Francisco Júnior.

Para o parlamentar, a doação do terreno onde está o aeroporto, promovida por Altamiro, está envolta em várias questões relacionadas com a construção histórica de Goiânia, incluindo nossa cultura e religiosidade. “Um ato que possui traços marcantes da religiosidade e da formação cultural do goianiense. Nós goianos somos sempre lembrados pela nossa fé, pelas tradições e há vários grandes exemplos disso, como pedaços importantes da nossa história que não podem ser simplesmente trocados”, afirma Francisco Júnior.

“A minha proposta é que façamos uma nova homenagem dando o seu nome ao novo Anel Viário de Goiânia ou para a BR-153, por exemplo. Tenho buscado o diálogo com os colegas, destacando esse respeito para mudar o objeto da homenagem a Iris, que é o político de maior projeção do Estado de Goiás e merece todas as homenagens”, destaca o parlamentar, reforçando ainda que o ex-prefeito está sendo lembrado para várias outras denominações de bens públicos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s