Notícias

Projeto inclui tratamento fisioterápico aos idosos no SUS

Um projeto de lei que altera o Estatuto do Idoso, apresentado pelo deputado federal Francisco Júnior (PSD), prevê a inclusão do tratamento fisioterápico aos idosos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Apesar de já estar previsto no texto da Lei a garantia de atendimento geriátrico e reabilitação para redução de sequelas decorrentes de agravos de saúde, é importante que também esteja prevista de forma explícita na Lei a garantia de acesso a atenção fisioterápica”, afirma Francisco Júnior na justificativa da proposta.

Segundo o projeto de lei, com o envelhecimento da população a atenção fisioterápica garantirá a capacidade funcional ao idoso, propiciando maior autonomia e independência durante a realização de diversas atividades cotidianas. “Nesse contexto, a fisioterapia pode, então, tornar o processo de envelhecimento mais seguro, além de auxiliar no processo de reabilitação pós-traumas”, argumenta o parlamentar goiano.

O Projeto de Lei 859/22 será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. “A ideia é reforçar a fisioterapia como ferramenta essencial para melhorar a qualidade de vida dos idosos, principalmente em aspectos como o fortalecimento muscular, a proteção das articulações e a melhora da mobilidade”, afirma Francisco Júnior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s