O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados promove na próxima quarta-feira, dia 18, o seminário internacional “Retomada Econômica e Geração de Emprego e Renda no Pós-pandemia”, com moderação do deputado federal goiano Francisco Júnior (PSD). “Sou um dos relatores do estudo que está sendo feito desde o ano passado e o nosso objetivo é apontar o caminho para as ações do poder público. Dividimos as análises em 5 eixos e esse seminário busca dialogar com governos e organizações internacionais para uma troca de experiências e avaliações das medidas tomadas até agora”, afirma Francisco Júnior.
Com assuntos como inovação, estratégias de investimentos e governança global, o seminário terá a presença de representantes de órgãos das Nações Unidas (UNCTAD e Cepal), da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e de universidades brasileiras, da Inglaterra e dos Estados Unidos. “Vamos intensificar o debate sobre o papel de cada ente, sejam governos, a iniciativa privada ou a sociedade civil, neste novo cenário em que estamos. Conhecer experiências que podem auxiliar em questões tecnológicas, de empreendedorismo, entre outras, e verificar as mudanças legais necessárias”, diz o parlamentar goiano.
O evento será realizado no Auditório Nereu Ramos, a partir das 9 horas, com a presença na solenidade de abertura de autoridades e também será todo transmitido pelo e-Democracia. “O momento é de se unir para buscar a retomada econômica, gerar emprego, desenvolvimento, em um mundo diferente do que era dois, três anos atrás. Agora, nós temos várias perguntas e não as respostas, ainda. A ideia do seminário é nos aproximarmos delas. Lembrando que todas elas vão ter que ser praticadas, experimentadas, para então serem confirmadas”, afirma Francisco Júnior.