O programa Inova Cultura, uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Governo de Goiás e o Sebrae, com ações de capacitação e incentivo para a criação de empresas e startups na área cultural, lançado ontem, em Goiânia, prevê alcançar aproximadamente 8 mil pessoas em cada uma das cinco cidades goianas beneficiadas, incluindo a capital. Com atividades também em Aparecida de Goiânia, Uruaçu, Pirenópolis e Águas Lindas, o programa deve capacitar 50 empreendedores locais e gerar cerca de 1.250 empregos, entre diretos e indiretos, em cada um dos municípios.
A iniciativa cria o Circuito de Aprendizagem e Inovação, com atividades que vão desde o levantamento do chamado “ecossistema” da economia criativa local, a instalação de laboratórios de formação e a realização de um festival no encerramento do programa. Efetivado após a liberação dos recursos destinados por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Francisco Júnior (PSD-GO), o Inova Cultura tem como objetivo principal ampliar os mercados e os investimentos nos municípios, realizando o mapeamento e a qualificação do empreendedorismo cultural nas cidades.
Com as comunidades se organizando e ainda vivendo os efeitos da crise causada pela Covid-19, o programa reforça o apoio do poder público para esses setores e identificará as melhores ações locais para a sua retomada e crescimento. “O Inova Cultura nasceu da necessidade de auxiliar essas importantes cadeias produtivas, estimular atividades locais, promover a capacitação e qualificação. Assim, fico muito feliz por este papel de trabalhar por um cenário de maior confiança, estimular a inovação, a modernização e investimentos em uma área tão importante”, destaca Francisco Júnior.